sábado, 19 de maio de 2007

CASSIOPÉIA NASCENDO....


Finalmente marquei a data de lançamento do meu mais novo CD, o "Cassiopéia", (veja data no endereço: http://www.clarasandroni.com.br/agenda.htm) e a primeira explicação que dou é a respeito do nome: Cassiopéia é uma constelação e uma estrela dessa constelação. O nome foi dado pelos gregos, pois reza a lenda que Cassiopéia era uma lindíssima rainha etíope que concorria com sua beleza com as deusas do Olimpo, daí, numa dessas celeumas foi transformada em estrela.

Ou mais precisamente:

"Cassiopéia é o nome de uma constelação próxima ao pólo norte celeste, com cerca de 30 estrelas visíveis a olho nu. As constelações vizinhas são Camelopardis, Cepheus, Lacerta, Andrômeda e Perseus.

Mitologia: A figura formada pelas estrelas próximas à constelação de Cepheus lembram a duma figura humana sentada num trono - só que de cabeça para baixo. Para os gregos, isso representava uma punição para um crime severo e logo associaram essa constelação ao mito de Cassiopéia: a vaidosa rainha Etíope que comparou sua beleza à das Nereides, filhas de Poseidon. Como punição os deuses exigiram que sua filha Andrômeda fosse sacrificada ao mostro Cetus(uma besta similar a uma baleia) para que seu país não fosse inundado pelas ondas de Poseidon."

(Wikipédia- internet)

Dito isso acho que tenho que ficar feliz pelo fato da música que escolhi cantar chamar-se Cassiopéia e não Camelopardis. Já pensou?

O nome, portanto surgiu de uma canção cubana de Silvio Rodriguez e chama-se
no original "Casiopea". Resolvi traduzir para o português antes de ter que
explicar mil vezes como se pronuncia Casiopea... então ficou Cassiopéia, a
pronuncia correta é direta.

Estou gravando este CD desde 2001. Comecei na oportunidade de ter aqui no
Brasil a presença do baterista Cláudio Wilner, do grupo "Impávido Colosso",
que me acompanha em 4 faixas. Ensaiamos e gravamos as bases muito rapidamente, depois fomos terminando aos poucos.

Tudo isso no estúdio do Carlinhos, Carlos Fuchs, o Tenda da Raposa.
Carlinhos é o produtor musical, arranjador, técnico de gravação e ainda
autor de uma das canções.

O CD é cheio de participações, daí também a necessidade de gravar na hora
que cada um podia. É claro que nesses 7 anos eu quase fiquei maluca...mas
nunca desisti, nem me passou pela cabeça. Cada coisa que a gente gravava
dava tanta felicidade que valia a pena.

As gravações mesmo ocorreram no comecinho de 2001, e depois quase tudo em
2004, desde então é a batalha para o lançamento, que finalmente, será
independente, como nos velhos tempos!

O repertório é moderno, no sentido de ser atual, volto a cantar meus contemporâneos, com algumas canções inéditas e outras já gravadas
em produções também independentes.

As músicas conhecidas ficam por conta de Milton e Caetano em "Paula e
Bebeto" e de Chico Buarque em "Uma palavra". Na proxima postagem vai o repertório completo.